Resenhas

14º postagem: resenha A Química

downloadPISA MESMO!

Se alguém estava esperando uma história de fantasia, se surpreendeu com o novo livro da mãe dos vampiros. Com um cenário totalmente novo, personagens inteligentes e protagonista forte, A Química chegou para abalar seus leitores.

A ex-agente, agora conhecida como Alex, teve problemas com o governo americano, mesmo não sabendo o real motivo para isso. Depois que seu mentor e colega de laboratório foi morto, ela foge daqueles que também querem sua morte. Tem um rotina extremamente rigorosa para evitar que qualquer errinho ou distração leve ao seu assassinato. Depois de trabalhar como médica para a máfia, ela anda pulando de casa em casa, fugindo dos contratados para assassina-la, montando armadilhas, usando nomes falsos e arrumando dinheiro com seu laboratório de fundo de quintal. Nada muito normal para a nossa realidade… pelo menos não para a minha.

“Mas eu fui teimoso. Estupidamente teimoso. Às vezes a gente se agarra a um erro simplesmente porque levou tempo demais para cometê-lo” Pág. 341

A trama realmente começa quando seu antigo superior pede para encontrá-la. Curiosa, chega uma semana antes do encontro para não ser surpreendida por nenhuma armadilha e pergunta o que eles ainda querem com ela. A resposta é acompanhada de esperança: se ela realizasse um trabalho, eles nunca mais a incomodariam. Pensando que teria paz, Alex realiza o trabalho, mas ele acaba trazendo mais dor de cabeça.

Uma dica inicial: o começo vai ser difícil, pra mim foi um tanto quanto chato passar das primeiras páginas, mas não desista, vai valer a pena. O começo, além de não terem muita ação, descreve inúmeras coisa e tem digressão para explicar alguns detalhes. Ela ainda está sozinha, mas quando encontra seu último trabalho, as coisas começam a ficar mais intensas.

O enredo é carregado de descrições minuciosas e de cenas de ação. Desde os brincos e o cinto de calça até os ambientes são mostrados com muita calma e precisão, não sei se remetendo ao fato da personagem ser extremamente organizada ou se é só uma forma de mostrar bem os detalhes que fazem toda a diferença nas cenas.

“Havia também os brincos, que ela sempre manejava com cuidado absoluto.[…] Depois que encaixasse os brincos, ela teria que movimentar a cabeça muito lentamente. As joias pareciam globos de vidro, mas o vidro era tão fino que uma nota musical mais alta poderia quebra-lo. […] Se alguém a agarrasse pelo pescoço, o vidro explodiria silenciosamente. […] Seu agressor não saberia que era preciso agir dessa forma (fechar os olhos e prender a respiração.) ” Pág. 26

“Ela sentiu o gás escaldante lhe queimando o pescoço, e pele exposta em volta da base da máscara e soube que provavelmente passaria algumas horas com aspecto de que tinha sofrido queimaduras de sol. […] Seu atacante não estava preparado. Engasgou, as mãos voando automaticamente para a garganta, para os olhos cegados. […]” pág. 271

Existem 3 personagens com grande destaque: Alex, também conhecida como Espirradeira, mulher-veneno no seu antigo trabalho. Ela é racional e antissocial; Daniel, a vítima, amoroso, professor do ensino fundamental; Kevin, o irmão gêmeo de Daniel, aparentemente morto, ex-agente do governo que também é perseguido. Porém, diferente do que você já deve estar pensando, não há nenhum tipo de triângulo amoroso clichê. O enredo coloca o romance como coadjuvante nessa trama. O importante é a sobrevivência e não o amor. Kevin é o responsável pelo ar cômico que o livro tem, com suas tiradas engraçadas e temperamento explosivo.

“’ – Dirija com cuidado. Te amo.’
Kevin berrou ao fundo, e houve outra pancada seca perto do telefone.
‘-Você está de brincadeira? – gritou Daniel em resposta. – Uma faca?’” Pág. 389

O livro pode ser usado como manual se você quiser entrar para o FBI ou para a máfia. Armas, luta corporal, raciocínio rápido, conhecimento de campo e rotas de fuga são alguns dos elementos que envolvem essa narrativa. As lutas não poupam sangue e os esconderijos deixam de lado o básico como saco de dormir e comida desidratada. Eles têm estoques de armas (Sig sauer, Glock, calibre .38, lança foguete, espingarda etc,) e itens de sobrevivência como água, equipamento médico de ponta, carros blindados (HUMVEE) e cães que guarda muito eficientes. Ah, esse é um dos poucos que eu li que aderiram aos PET’S como ajuda e elemento de comoção depois de O Mágico de Oz.
Tanto que fica aqui meu questionamento/ spoiler:

O QUE ACONTECEU COM LOLA?

sementes-flor-espirradeira-oleandro-nerium-oleander-p-mudas-D_NQ_NP_772901-MLB20439188815_102015-F

Eu realmente gostei desse livro, ele traz uma ação que poucos tem e um clímax intenso, além de um universo muito diferente do “normal”, que as vezes parece forçado, mas que é extremante visual. Muito racional e encantador, Stephenie Meyer nos revela esse universo intenso em 496, onde tudo pode ruir se você esquecer um mínimo detalhe, onde as dúvidas não tem vez e fugir não é a solução.

Passagens favoritas:

“Nunca me senti tão atraído por alguém como me sinto por você, e sei disso desde o instante em que nos conhecemos. É como a diferença entre… entre ler sobre gravidade e cair pela primeira vez.” Pág. 222, fala de Daniel, que aqui faz papel de Bella Swan (hahaha)

“Na verdade, ela não acreditava muito em amor, aquele amor romântico. Respostas químicas, claro; atração sexual, com certeza. Compatibilidade, sim. Amizade. Lealdade e responsabilidade. Mas amor parecia um pouco conto de fadas demais” Pág. 242

Espero que tenham gostado
Visitem o Facebook para mais conteúdo
Além do Twitter e do Instagram
Muitos beijos
C.S.

Deixe um comentário